Imóveis Rurais
DICAS E SERVIÇOS - como vender

Como vender

 

MINUTA DE CONTRATO REFERENTE A INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS


CONTRATANTES: Sr. ................, brasileiro, casado, aposentado, portador da CI nº ......, SSP/.. e do CPF nº .............., residente e domiciliado na ..................... CEP ........., juntamente com sua esposa, Sra. ................, brasileira, casada, aposentada, portadora da CI nº ...... SSP/.. e do CPF nº .............., residente no mesmo domicilio


CONTRATADOS:

1.- .... Consultoria Imobiliária Ltda. inscrita no Conselho dos Corretores de Imóveis .° Região, ........ - ....., sob n° ...;

2.- ........................., brasileiro, casado, corretor de imóveis, inscrito no CRECI/.. .º REGIAO sob nº ....

3. ..................... , brasileiro, casado, corretor de imóveis, CRECI/.. .º REGIAO sob nº ....

Cláusula primeira – Mediante o presente documento os Contratados, estão autorizados a intermediar a venda da propriedade dos CONTRATANTES, com a área total de ...,00 (...........................) hectares nele edificada casa sede com a área de ... m2; curral com brete , balança, tronco, banheiro pulverizador, galpão em ferro e alumínio com ... m2, galpão de alvenaria com ...m2 .. km de cerca de arame liso, ... hectares de pastagens formadas; ... km de estradas internas, objeto da matrícula n° .., data de .. de ..... de 1.9.., Identificação nominal “............................” do Cartório do 1° Oficio do Registro de Imóveis de .......... – ..., com demais benfeitorias, adquirido por compra feita conforme a Escritura Pública de Compra e Venda, lavrada em .. (....) de ..... de 1.9.., devidamente registrada no Livro de Registro Geral .., fls ... do Cartório do Registro de Imóveis de ...........do Estado de .....................

Cláusula segunda - O preço proposto da venda é de R$ ............ (.....................mil reais).

Cláusula terceira - O Contratante, dentro de suas atribuições, seus herdeiros e sucessores compromete-se pagar aos Contratados, como comissão pela intermediação e serviços prestados, a comissão de . % (....) por cento sobre o valor global de venda negociada, conforme cláusula segunda.

Parágrafo primeiro – O pagamento da comissão pela intermediação será efetuado proporcionalmente conforme o recebimento do valor da transação, seja esta venda por instrumento público ou particular. Fica suspenso o pagamento da comissão, multas e correção monetária caso o promitente comprador não efetue o pagamento das parcelas na data acertada.

Parágrafo segundo - O Contratante ao concretizar a venda do imóvel caracterizado na Cláusula Primeira mediante a assinatura de recibo, instrumento público ou particular efetuará o pagamento da comissão em espécie ou emitirá um cheque no valor correspondente à comissão acertada.

Parágrafo Terceiro: O não recebimento da importância relativa a comissão devida dentro do prazo estabelecido, caracterizará a mora de pleno direito independentemente de interpelação judicial ou extra- judicial e determinará a imediata incidência em reajustes conforme as variações da correção pelo IGP-M da Fundação Getulio Vargas, acrescida de juros de mora de 1 % (Um) por cento ao mês, mais multa de cunho moratório que se fixa em 10 % (dez) por cento além da adoção das medidas judiciais cabíveis com honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor total da transação, objetivando resguardar os direitos da Contratada.

Parágrafo quarto - O pagamento efetuado através de cheque somente será considerado para efeito de quitação após sua respectiva compensação. Caso haja devolução do cheque, qualquer que seja o motivo que tenha dado causa, o pagamento correspondente ao mesmo será considerado vencido e não pago, incidindo multa, juros, conforme previsto no Parágrafo terceiro desta Cláusula.

Cláusula Quarta - A vigência do presente contrato é por prazo indeterminado unicamente se o comprador for o Sr. ..................... brasileiro, casado, funcionário público, portador da CI nº ...... SSP/DF. e do CPF nº .............. residente na cidade de ........, Estado ......... O presente contrato é pactuado com irrevocabilidade e irretratabilidade.

Cláusula Quinta - As partes elegem o foro de ........ - ..... para a solução de qualquer dúvida ou pendência oriunda do presente contrato.

E por estarem assim ajustados, firmam as partes o presente documento em 2 (duas) vias, na presença de testemunhas.

........, ... de ...... de 2.003

 


..................................................................................................
Contratantes


..................................................................................................
Contratado


..................................................................................................
Contratado


..................................................................................................
Contratado


..................................................................................................
1° Testemunha


..................................................................................................
2° Testemunha